Da imaginação à ficção: O poder dos efeitos especiais e da maquiagem na magia do Cinema
O filme 'Amadeu e a Madeira' contará com efeitos da Carrasco Fx Team e da maquiadora Daniela Gonc, ambos provenientes de São Paulo e com experiência em filmes e séries da Netflix.
Detrás de cada cena com armas, tiros, explosões e sangue está uma equipe especializada em técnicas de efeitos especiais, faz mais de 30 anos que, Valter Carrasco desafia os limites da imaginação nos sets de gravação. É bombeiro de profissão, mas assegura que o destino e a paixão o levaram a aperfeiçoar-se na sétima arte. Em 2019 decide abrir sua empresa “Carrasco FX Team” com uma estrutura de arsenal de armas e equipamentos característicos de grandes produções cinematográficas.
A comédia de ficção catarinense “Amadeu e a Madeira” baseada no livro homônimo, terá em torno de 60 armas entre granadas, pistolas, fuzis, submetralhadoras e até bazucas para suprir com as necessidades de materialização do roteiro cinematográfico. O armamento composto por réplicas chegará de São Paulo, seguindo os protocolos de transporte estabelecidos pela Carrasco FX Team, que incluem toda a logística e regulação necessárias deste traslado até Florianópolis. “No set de filmagem, as pessoas sempre tem curiosidades, eu tiro as dúvidas e exponho os termos para garantir a segurança de todos” comentou Carrasco.
Algumas das produções em que a equipe Carrasco FX Team participou como responsável técnico de armas de cena foram:
- Elize Matsunaga;
- Quem matou Celso Daniel;
- Auto Posto;
- Moscow;
- Sete Escravos;
- Meu último desejo;
- Da ponte pra cá, e
- A Névoa (em andamento).
10 obras como efeitista:
- Carandirú;
- Aldo – Mais forte que o mundo;
- Amazon Adventure;
- Hóspede Americano;
- Aruanas;
- Cidades invisíveis;
- 3% a série original da Netflix;
- Segunda Temporada;
- Terapia do Medo, e
- A menina que matou os pais.
Parte do Arsenal da Carrasco FX Team a ser utilizado no filme “Amadeu e a Madeira".
Para caracterizar os personagens, criar ferimentos, fraturas ou qualquer outro efeito de maquiagem, o projeto conta com Daniela Gonçalves, uma profissional com 20 anos de trajetória. Um dos seus recentes trabalhos é o filme “Meu cunhado é um vampiro”, comédia nacional protagonizada por Leandro Hassum, lançada em 2023, disponível na Netflix e que recentemente chegou ao top 5 mundial da plataforma.
Foto de Daniela Gonçalves junto com Leandro Hassum durante o filme “Meu cunhado é um vampiro”
Desde sua infância Daniela tem interesse no cinema e maquiagem de efeitos especiais, conta ter crescido apreciando o estilo cinematográfico de Tarantino, “o roteiro do filme Amadeu e a Madeira, é muito interessante, empolgante, eu li em duas horas e fiz a decoupagem, vi muita similaridade com Tarantino” comentou Gonçalves com veemência. Ela explica que o trabalho de maquiagem, requer pesquisas em química, física, biologia e a seleção meticulosa de ingredientes para a elaboração dos materiais de maquiagens de efeitos, de acordo com o que foi imaginado no roteiro.
A trama do filme traz consigo a guerra entre duas facções catarinenses, a Delegacia de Combate ao Narcotráfico, além de uma disputa internacional que brinca com a "Guerra Fria". A regionalidade catarinense está estampada nas paisagens, na musicalidade, no sotaque e nos costumes, um enredo que reflete a América Latina em ebulição.
O projeto possui fomento do Governo do Estado de Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Cultura e o Prêmio Catarinense de Cinema. O elenco do longa-metragem é composto por 90% de catarinenses, enquanto a equipe técnica é formada por 70% de profissionais do estado.
As equipes de efeitos especiais e maquiagem de efeitos são fundamentais para obtenção dos objetivos narrativos e estéticos de um filme do gênero de ação “O cinema pede para arriscar um pouco mais, é nesse momento que se tem que ter a rede firme na mão”, comenta Carrasco, comprometido com uma nova odisseia cinematográfica, desta vez, em Santa Catarina.
Realização:
Contato:
Hikari Miki Vargas
+ 55 48 999372061
[email protected]