Cinema na Travessa apresenta o clássico Novembrada
Sessão de gala do projeto "Cinema na Travessa" desta quarta-feira, conta com exibição do clássico nacional "Novembrada" do diretor Eduardo Paredes.
CURTA-METRAGEM NOVEMBRADA (1998) 18"
Sinopse:
Dia 30 de novembro de 1979. Um protesto de estudantes universitários contra a presença do General Figueiredo, em Florianópolis, transforma-se numa espetacular revolta popular que muda os rumos do regime militar. A “novembrada”, como ficou conhecido o episódio, entrou para a história como um marco no processo de redemocratização do Brasil.
Produção:
Uma das maiores produções do cinema nacional tanto pela relevância artística quanto política, o filme agregou em sua construção mais de 1.500 populares figurantes, uma centena de atores regionais e protagonismo de Lima Duarte na antológica interpretação do General Figueiredo. A notoriedade e excelência da produção se reflete nas premiações conquistadas pela obra que tornou-se um dos curtas mais premiados do Brasil (1998/99); num tempo que inexistiam as plataformas virtuais de agenciamento para festivais de cinema.
Relação de Prêmios conquistados
XXV Jornada Internacional de Cinema da Bahia: Prêmio Glauber Rocha de Melhor Filme / Melhor Som / Melhor Ator (Lima Duarte)
XXVI Festival de Gramado: Kikitos de Melhor Filme - Júri Popular / Melhor Direção de Arte / Prêmio Especial do Canal Brasil
IX Cine Ceará: Melhor Filme / Melhor Montagem / Melhor Direção de Arte
5* Vitória Cine Vídeo: Melhor Direção
Festival de Recife: Melhor Produção
6* Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá: Melhor Filme - Júri Popular
2* Mostra de Cinema de Tiradentes/MG: Melhor Filme - Júri Popular
Ficha técnica:
Roteiro, produção e direção
EDUARDO PAREDES
Produção Executiva: Márcia Manfro
Produção: Peter Lorenzo
Fotografia: Jorge Monclar
Roteiro: Eduardo Paredes
Montagem: Vera Freire
Som Direto: José Moreau Louzeiro
Direção de Arte: Cristiano Amaral
Trilha original: David Tygel
A sessão é gratuita ao público e acontece na Travessa Ratcliff a partir das 20:00hs.