Cinema ao ar livre na Travessa Ratclif
Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, a mostra "Cinema na Travessa" apresenta dois curta-metragens realizados pela Penna Filho Produções: Naturezas Mortas e Desassossego. O evento faz parte da programação semanal do Instituto Arco-Íris de Direitos Humanos.
Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, a mostra "Cinema na Travessa" apresenta dois curta-metragens realizados pela Penna Filho Produções: Naturezas Mortas e Desassossego. O evento faz parte da programação semanal do Instituto Arco-Íris de Direitos Humanos e possui curadoria de Luiz Fernando F. Machado.
As exibições ao ar livre ocorrem na tradicional Travessa Cultural situada no Centro Histórico de Desterro, a participação é gratuita.
NATUREZAS MORTAS
Sinopse:
Docudrama onde a dura realidade dos trabalhadores das minas de carvão da região de Criciúma/SC é exposta sem rodeios. Filme denúncia sobre as más condições de trabalho e sobre a doença mais comum dos mineiros: a pneumoconiose.
Release:
Filme de estréia da Penna Filho Produções em película 35mm. É um marco do cinema realizado em Santa Catarina pois aborda tema polêmico e que teve enorme repercussão.
Além disso, trata-se de uma produção que serviu de berço para muitos profissionais do audiovisual que iniciavam a carreira na época e até hoje é citado em cursos e universidades como uma importante referência cinematográfica.
A obra representa o início de uma nova jornada do cineasta Penna Filho que ao longo de 20 anos à frente de sua produtora teve a oportunidade de realizar seu sonho: Fazer cinema autoral e engajado às questões sociais. Naturezas Mortas foi uma produção que, na época, ajudou o sindicato dos mineiros a reivindicar e conquistar importantes mudanças no cotidiano destes trabalhadores.
O curta teve participação em vários festivais, com destaque para premiações importantes:
Gramado: Kikito do Júri Popular;
OCIC/CNBB: Margarida de Prata;
Melhor Documentário no 25º Festival Internacional de Cinema do Algarve, Portugal.
Equipe Técnica:
Roteiro e Direção: Penna Filho
Assistente de direção: Maria Emília
Direção de Fotografia: Rodolfo Ancona
Assistente de fotografia: Charles Cesconetto
Produção Executiva: Zeca Pires
Luz e Maquinária: Catanha
Ator: Daniel Isidoro
DESASSOSSEGO
Sinopse:
Na vivência do desassossego o encontro com seu Eu mais profundo… Quando é a hora de voltar?
Release:
Desassossego é um curta-metragem de 25 minutos. Filmado no Vale da Utopia, Praia da Pinheira, município de Palhoça em 2019 e finalizado em 2020.
Produzido pela Penna Filho Produções com recursos próprios. Teve 6 diárias sendo 2 noturnas. Locação de difícil acesso que impôs grandes desafios à produção, equipe de filmagem e elenco. O roteiro é inspirado na experiência pessoal da diretora e também no Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. A fotografia se destaca pelo uso da luz natural e fogo.
Para a edição de som e composição de trilha sonora original foram feitas pesquisas sobre o canto de pássaros da região. A caracterização do personagem central foi bastante trabalhosa pois as filmagens ocorreram na ordem cronológica inversa (do final para o começo), sendo necessários 5 cortes de cabelo e barba.
Desde que foi lançado em 2020 vem fazendo uma trajetória com seleções em festivais nacionais e internacionais, conquistando diversos prêmios.
Ficha técnica:
Direção: Fabi Penna
Roteiro: Fabi Penna
Produção: Penna Filho Produções
Produção Executiva: Guido Zandonai
Fotografia: José Penna e Felipe Alberto
Drone: Ivan Duarte
Montagem: José Penna
Som Direto: Gabriel Turbiani
Edição de Som e Trilha Sonora: Leandro Cordeiro
Direção de Arte: Fabi Penna
Maquiagem, Cabelo e Figurino: Lu Medeiros
Assistente de cabelo e maquiagem: Isadora Souza
Assistentes de Produção: João Penna Zandonai, Cristyan Silva
Elenco: Roney Villela, Vanessa Lynx, Thor Rio Apa, Vilmar Godinho
Confira a programação da próxima semana no Instituto Arco-Íris.